Da assessoria/Acefb

 

 Quarenta e cinco minutos! Esse foi o tempo para cada um dos quatro finalistas executarem suas receitas no 6º Concurso Gastronômico Sabores de Casa, promovido pelo Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo de Francisco Beltrão (Nugahtur) da Acefb. A prova final aconteceu na cozinha didática do Senac nesta segunda-feira, 26, e durou 5 horas – 17h30 às 22h30.

 E o campeão foi Marcelo Kureski, de Beltrão. Em 2017, Marcelo já havia levantado o troféu de primeiro lugar. Neste ano, o médico oftalmologista preparou o prato “fideoa de polvo a provençal”. “É o segundo concurso que eu participo. Assistindo ao programa da Ana Maria Braga, vi um chef espanhol preparar esse prato que fiz no concurso. Só adaptei algumas coisas nele”, disse Marcelo.  “Gosto de cozinhar para minha família e amigos, é uma forma de sair da rotina diária de trabalho. É divertido participar, sinto prazer pelo contato com as pessoas que participam da competição”. E o prêmio, um fogão 5 bocas, oferecimento da Atlas Eletrodomésticos, Dr. Marcelo já sabe o que fazer com ele. “Vou presentear a minha filha que vai se casar”. 

  • Compartilhe no Facebook

Prato preparado por Marcelo/ Foto: Darce Almeida

 Um dos critérios para participar era não ser profissional de gastronomia. Valeram receitas próprias, pratos regionais e até o famoso prato da família, que vai passando de geração em geração e que só o candidato sabe bem como preparar. A receita vencedora poderá ser utilizada nos restaurantes do Nugahtur. “Ontem vivi uma experiência bastante diferente do meu cotidiano, fui jurada, bem estilo Master Chef Brasil, da 6ª edição do concurso gastronômico que acontece em paralelo com a 9ª Semana do Sabor aqui em Fco. Beltrão. Fiquei surpresa com o sabor, o nível do que foi apresentado e as habilidades dos participantes, pois um dos pré-requisitos para participar do concurso era não ser profissional de gastronomia!”, postou a jurada Juliana Thomé, profissional de moda e influencer, em seu Instagram.

 Demais colocados

Na 4ª colocação ficou Cleber Aguiar, de Beltrão (bacalhau ao arroz negro), em 3º André Datsch, de Pato Branco (carré de cordeiro com crosta de ervas) e em 2º José Augusto Fontana, de Beltrão (bife ancho ao molho malbec com bacon acompanhado de batatas ao murro douradas na manteiga). A Entrega dos prêmios será no Café Acefb, terça-feira, dia 4 de dezembro.

 9ª Semana do Sabor vai até segunda

Quem aprecia boa e requintada gastronomia beltronense tem até segunda-feira, 3 de dezembro, para apreciar dezenas de pratos preparados pelos restaurantes que integram o Nugahtur: Churrascaria Marabá, Duet’s, Restaurante Galileo, Brum Bistrô, Pequim, Formosa Pub, Restauro e Casa Madre.