• Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

 

A Rádio Onda Sul FM conta com a participação semanal do Personal Trainer Magnus de Sousa, para comentar e esclarecer as dúvidas dos ouvintes. O quadro “Mexa-se” é sucesso na emissora desde 2009, com veiculação às terças-feiras.

Estou com o colesterol alto, meu médico disse que iria me receitar remédio, mas eu disse que ia fazer exercícios e dieta para baixar. Quanto de exercício eu tenho que fazer para baixar o colesterol?

O Personal inicia destacando que em hipótese alguma deve-se ir contra uma recomendação médica, “se o médico sugeriu que você tome remédio, você deve tomar. Agora, você pode contribuir com o tratamento para baixar o nível de colesterol, utilizando o exercício físico e principalmente cuidados com a alimentação. Sugiro que antes de você pensar em não tomar remédio, mude seus comportamentos nutricionais, é muito importante esse acompanhamento”.

Magnus esclarece que é necessário um equilíbrio para assim conseguir resultados satisfatórios, “se você só tomar remédio ou só fazer exercício físico ou só fazer uma dieta, ela não funciona corretamente” e destaca que é importante manter o sono em dia.

O ideal, segundo ele é respeitar o organismo e procurar um profissional da área para uma avaliação física, “faça uma avaliação com profissional especializado em prescrição de treinamento. Ele irá verificar seu nível de condicionamento e vai te dizer se você precisa fazer ‘tanto tempo’ numa intensidade ‘x’, ‘tantas’ vezes por semana”, explica.

A dica para quem não tem condições de contratar um Personal é simples, a caminhada. “Não tem segredo nenhum, basta você pegar o teu ‘tenizinho’ e caminhar. Comece com 20, 30 minutos, mas faço isso diariamente, encare a chuva o frio, caminhe todos os dias. Se você conseguir fazer acima de 30 minutos melhor ainda, nesse sentido você irá conseguir sim reduzir seu colesterol, não tenha dúvidas” e orienta, “no seu caso siga os três aspectos que mencionamos, o medicamento, a alimentação e as caminhadas. Se você tiver condições, contrate um Personal”.

Confira o áudio do quadro “Mexa-se” na íntegra: