Vale lembrar que o documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é único de porte obrigatório do veículo e na forma original, só é emitido e enviado pelos Correios após a quitação do licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA.

O licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2, venceu o prazo, deveria ser quitado em agosto. Já para as placas que terminam com dígito 3, 4 e 5 o vencimento ocorrerá em setembro e para as que têm final 6, 7 e 8 o prazo expira em outubro. Em novembro o prazo termina para placas com dígitos 9 e 0.

O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

COBRANÇA – A Guia de Recolhimento é no valor de R$ 68,42 (para todos os veículos). Os proprietários que estão em atraso com débitos de multas, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) ou Dpvat, além do valor do Licenciamento exercício 2015, terão os valores a serem quitados acrescidos a guia.

A tabela completa com as datas e a consulta a situação do veículo estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br, na aba “veículos”, “licenciamento anual”

Formas de Pagamento do Licenciamento.

O Detran/PR já há algum tempo vem estudando formas para aprimorar o processo de arrecadação do Licenciamento Anual do Veículo dentro da legislação vigente e dos convênios firmados, superando a complexidade e mantendo a segurança e integridade do processo para facilitar a forma de pagamento com maior amplitude.

Entrega do CRLV

Caso o pagamento dos débitos tenha sido efetuado há mais de 10 dias, poderá ser consultado o número da correspondência e o endereço do Correio que se encontra o documento.