O 5º Comando Regional da PM (5º CRPM) iniciou a terceira edição da operação Metrópolis. Nesta terça-feira (13) as atividades foram reforçadas com o Batalhão de Operações Especiais (Bope). O objetivo é combater o narcotráfico, com fiscalização, intensificação de abordagens em rotas terrestres e aquáticas das regiões Oeste e Sudoeste, coibindo o contrabando, roubos e furtos.

Em Palmas, através da 2ª Companhia, pertencente ao 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) foi preso um foragido da justiça durante uma abordagem de rotina na madrugada de sábado. O homem, que já tinha passagens por roubo e embriaguez ao volante, foi conduzido à Polícia Civil para as medidas cabíveis. Ainda no Sudoeste, as equipes do 21º Batalhão apreenderam maconha, ecstasy, LSD e lança perfume.

Nas duas últimas edições mais de 5 toneladas de drogas, 126 mil pacotes de cigarros e 69 armas com 742 munições foram apreendidos, com a recuperação de 68 veículos e 543 pessoas encaminhadas às autoridades competentes.

Segundo o 5º CRPM, somente nos três primeiros dias já houve prisões relacionadas ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outras situações. O trabalho das unidades operacionais resultou em 25 prisões e cinco mandados de prisão cumpridos. Por meio de denúncias, flagrantes e abordagens preventivas retiraram de circulação nove armas e 88 munições.

Pelo 5º CRPM atuam o 3º, 6º, 14º, 19º e 21º Batalhões da PM, com suas radiopatrulhas, Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs), serviço de inteligência e pelotões de trânsito, nas regiões rurais e centros urbanos dos 94 municípios do Oeste e Sudoeste. Os trabalhos especializados já ocorrem com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAMb-FV). Fonte: AEN