A Polícia Militar de Santa Catarina começa a desenvolver na região Oeste do Estado, o projeto da Rede Rural de Segurança. O comandante da 4ª Companhia da PM de Xanxerê, capitão Vilte dos Santos, tem realizado uma série de reuniões com prefeitos da região para tratar sobre o tema.

O projeto consiste em mobilizar os moradores do interior para formar um grupo destinado à prevenção de ocorrências, com a implantação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos e o GPS rural para mapear o interior dos municípios.

A intenção é que a Rede de Segurança Rural seja viabilizada por meio de uma parceria envolvendo a PM, administrações municipais, câmaras de vereadores e os próprios donos das propriedades rurais.

O projeto se assemelha à iniciativa da 2ª Companhia da Polícia Militar de Palmas, que lançou em meados de 2019, a primeira Área de Segurança Rural (ASR) do Estado do Paraná.

Através de um consórcio, diversos proprietários rurais investiram na aquisição de modernos equipamentos de vigilância eletrônica e, via convênio, todos os dados e imagens são interligados com o sistema de comunicação da Polícia Militar, que também faz o monitoramento das imagens.