Um  homem com cédulas falsas foi preso pela Polícia Militar de Francisco Beltrão durante a madrugada de ontem (07). O suspeito foi encontrado no Bairro São Cristovão, pouco depois de pagar o abastecimento de seu veículo com duas  cédulas falsas de R$ 50,00. Com ele, foram encontradas mais três cédulas do mesmo valor. O dinheiro falso foi entregue na 19ª SDP e a Polícia Civil deve investigar a origem.

O Aspirante Paulo, que acompanhou o fato, ressalta a gravidade desse tipo de conduta que é considerada crime federal, podendo ser punida com reclusão de três a doze anos. “Ao desconfiar da textura da nota, não ver a marca d’água ou o fio de segurança, o comerciante deve imediatamente acionar algum órgão de segurança pública pelos seguintes números de telefones: 190, 197 ou 194. E, ainda, caso consiga, solicitar informações da pessoa que lhe passou a nota”. Cabe lembrar que segundo o artigo 289 do Código Penal, quem repassa dinheiro falso incorre nas mesmas penas de quem falsifica, destaca o oficial.

 Atualmente, existem recursos como aplicativos para celular que ajudam na identificação de notas falsas. O Banco Central dispõe em seu site o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que ensina como reconhecer uma cédula falsificada. O sistema não analisa se a nota é verdadeira ou falsa, mas exibe todos os itens de segurança que precisam ser verificados. Na imagem do Banco Central é possível observar todos os itens de segurança.