Atualizada às 16h07

Foi desencadeada nesta sexta-feira em diversos municípios do Sudoeste do Paraná e Santa Catarina,  a operação policial Vanellus. A ação faz parte das investigações sobre crime de furto qualificado em empresa de Pato Branco, no mês de outubro, de onde foram furtados grande quantidade de aparelhos celulares.

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, policiais da 5ªSDP, Denarc e Polícia Militar nos municípios de Pato Branco, Palmas, Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná e Planalto Alegre, na região oeste de Santa Catarina recuperaram todos os produtos.

Diversas pessoas foram autuadas pelo crime de receptação. A receptação culposa – Parágrafo 3ºdo Artigo 180, do Código Penal: “Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporção entre o valor e o preço, ou pela condição de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso”. Na configuração do crime doloso, o artigo 180 do Código Penal especifica:  “Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.¨

Vanellus é um gênero aves de da família dos Charadriidae, conhecida popularmente como Quero-Quero.