Com o aumento das ocorrências policiais no interior do município de Francisco Beltrão, a Polícia Militar em parceria com a Justiça Federal, Associação Comercial e Prefeitura, estão instalando oito novas câmeras de monitoramento. O investimento total será de R$ 150 mil, sendo que cada unidade custa em torno de R$ 12 mil.

O comandante da Polícia Militar, Capitão Pitz, comenta que as câmeras apresentam resultados positivos, “tanto pelas câmeras públicas que foram instaladas pela prefeitura (nos principais eixos da cidade e também nos trevos), como as câmeras particulares, dos moradores que cedem as imagens para identificação de possíveis crimes”.

Segundo ele, foi observado que a marginalidade estava migrando para o interior, justamente por essa vulnerabilidade devido a não existência de câmeras. O objetivo é que dentro de 30 a 40 dias, as câmeras estejam operando em algumas comunidades, inicialmente inibindo a prática de crime, “realizamos um levantamento estratégico dos locais onde há uma movimentação maior de pessoas em atitude suspeita e a partir disso, selecionamos as comunidades beneficiadas”.

Tanto a nitidez de imagem das câmeras como o software, são de alta tecnologia e qualidade, “inicialmente serão instaladas oito câmeras, mas com possibilidade de aumento, a partir de novas parcerias com outros órgãos, entidades”, comenta.

Confira a entrevista: