O governo municipal sinalizou andamento ao projeto de implantação do Sistema de Videomonitoramento para acompanhar em tempo real a segurança em diversos pontos da cidade de Palmas, sul do Paraná. Para isso, contratou por R$ 28 mil, empresa especializada para elaboração de projetos de Circuito Fechado de Televisão, projetos elétricos e projetos de rede de fibra óptica, bem como, documentos necessários para a futura implantação de câmeras.

Há um bom tempo a proposta vem sendo articulada entre o governo municipal e o comando da 2ª Cia da Polícia Militar que controlará as imagens e vigiará entradas e saídas da cidade, por exemplo.

NO CAMPO

No interior do município já está em funcionamento a Área de Segurança Rural(ASR),primeira no Estado do Paraná. Conforme o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, Capitão Guido Benjamim, através de um consórcio os proprietários adquriram modernos equipamentos de vigilância eletrônica e, via convênio, todos os dados e imagens são interligados com o sistema de comunicação policial.

Conforme ele, praticamente toda a extensão do município ficará coberta com o sistema através de diversas antenas que transmitirão as informações e movimentações pelo interior do município a Central de Operações Policias Militares(COPOM) onde está sendo instalado um painel com as imagens das câmeras.

Conforme o comandante mesmo que o principal objetivo é gerar a segurança na área rural, o sistema também beneficiará o perímetro urbano, uma vez que todos os acessos e saídas ao município também serão cobertos pelo sistema. “Teremos uma comunicação rápida, materialização e provas de ilícitos”, destacou Cap. Benjamim.