Entre os dias 18 e 25 de setembro será realizada, simultaneamente, em todo País, a Semana Nacional do Trânsito (SNT). Neste ano, a campanha incentiva motoristas, pedestres e ciclistas a repensarem suas atitudes nas ruas e rodovias para preservar a vida e tem como tema “Seja você a mudança no trânsito”.

Durante o período, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) programou oito palestras em 57 telessalas, em todas as regiões do Estado. As atividades são abertas ao público e o agendamento deve ocorrer da própria unidade do Detran no município.

Os temas abordam “Mobilidade e Segurança Viária”, “Acidentes de trânsito e seu impacto na saúde pública”, “Comportamento Defensivo”, “Terceira Idade e o Trânsito”, “Trânsito em Sala de Aula”, “Aspectos Psicológicos no Ambiente de Trânsito”, “Contação de Histórias” e “O enfrentamento do luto e suas etapas”.

A geração será feita a partir dos dez estúdios em Curitiba, durante toda a semana e em quatro horários, sendo dois pela manhã e dois à tarde. As telessalas foram divididas em 12 grupos, com as programações anexo.

Grupo 1: Altônia, Apucarana, Arapongas, Araucária e Assis Chateaubriand
Grupo 2: Cambará, Cambé, Campo Mourão, Carambeí e Cascavel
Grupo 3: Catanduvas, Chopinzinho, Cianorte, Colorado e Cornélio Procópio
Grupo 4: Cruzeiro do Oeste, Faxinal, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra
Grupo 5: Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Iporã e Irati
Grupo 6: Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina
Grupo 7: Maringá, Nova Aurora, Nova Londrina, Palotina, Paranaguá
Grupo 8: Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Porecatu e Rolândia
Grupo 9: Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sarandi e Siqueira Campos
Grupo 10: Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz
Grupo 11: Astorga, Castro, Centenário do Sul e Cidade Gaúcha
Grupo 12: Jaguariaíva, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste e Londrina (posto)

Em Curitiba, os interessados devem entrar em contato com a Escola Pública de Trânsito da autarquia para agendar a participação, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3361-1079.

AÇÕES EXTERNAS – Além da palestras, diversas ações educativas serão promovidas pelo Detran e demais órgãos do poder público, em conjunto com a sociedade civil organizada, para chamar a atenção da população sobre a influência das escolhas de cada um no trânsito.

As atividades serão feitas em parceria com sindicatos, associações e instituições de ensino. A programação completa está disponível no site oficial do Departamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação