Foi realizada ontem(16) a primeira reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Palmas, sul do Paraná, onde os conselheiros natos e executivos discutiram assuntos relativos a organização documental e administrativa do órgão que estava desativado desde 2007. A reunião realizada na Câmara Municipal, cedida pela Mesa Diretora da Casa,  além do Conselho executivo, contou com a presença dos membros natos, como  Polícia Militar, através Tenente Agnaldo Cesar Pereira, Polícia Civil – pelo  superintendente da DP , João Maria Sabatke de Souza; representando a delegada, Vera Lucia Tapiê e o  Núcleo Regional de Educação, por  Chaiane Tartari.

O Conseg  tem por objetivos  integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população; Propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública no município; Articular  a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais; e  promover a interação  com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Os tesoureiros apresentaram a situação da entidade e os procedimentos que estão sendo adotados para permitir o enquadramento às normas legais. Na oportunidade ainda foi definido pelos Conselheiros que as reuniões  ordinárias, com a presença da população, ocorrerão sempre nas terceiras terças-feiras de cada mês, às 19h00.

Na oportunidade ainda foram repassadas informações de algumas ações que já vem sendo desenvolvidas pelo Conselho em conjunto com  outras entidades e instituições, como a ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palmas), Poderes Legislativo e Executivo  e  Conselhos Tutelares  de Palmas e Coronel Domingos Soares e  Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca para atendimento a necessidades da Polícia Civil local, tais como, a busca por novos investigadores, escrivães e viaturas para possibilitar dar andamento as investigações relativos a mais de 900 inquéritos que estão  parados na Delegacia. Para tanto já ocorreram audiências públicas no Salão Nobre do CPEA em Palmas e com o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, e com um dos diretores da Polícia Civil, delegado Júlio Cesar dos Reis. Os dirigentes estaduais determinaram a vinda de equipes da Corregedoria  da  Polícia Civil para avaliar  o quadro; designaram um novo investigador e  uma nova viatura, que deverá estar na DP local nos próximos dias.

Também foi relatado sobre a participação do Conseg  em um projeto da Polícia Militar de construir junto à sede da 2º Companhia, um canil para abrigar os cães policiais que já estão atuando junto a equipe da ROTAM em Palmas e região. O projeto já tem um aval do Poder Executivo de Palmas que deverá estar oferecendo as condições para a construção, e que deverá  também contar com o apoio de alguns empresários do município.

 

Na reunião de ontem foi reforçada necessidade  para que a atual diretoria possa estar continuamente motivada para dar efetividade  e  continuidade as ações planejadas pelo conselho.O Conseg Palmas, que já está constituído junto ao Conselho Estadual, foi formado ainda em 10 de abril, onde a composição foi apresentada e  aclamada durante reunião na sede do Ministério Público da Comarca de Palmas, pelos representantes das entidades natas: Polícia Civil, Polícia Militar, Núcleo de Educação e Ciretran de Palmas.

CONSEG PALMAS

  • Presidente:  Ivan Cezar Fochzato
  • Vice-Presidente:  L. Alencar Pereira
  • 1° Secretário: Luiz Fernando Tesseroli de Siqueira
  • 2° Secretário:  Gilmar Gubert de Oliveira 
  • 1° Tesoureiro:  Toni Douglas Cordeiro Grassi
  • 2° Tesoureiro:  Francisco Antonio Fávero

 

  • 1°Conselho Fiscal:  Daniel Langaro
  • 2°Conselho Fiscal: José Fernando Lustosa Marcondes
  • 3°Conselho Fiscal:  Amazonas Ferreira Fonseca Neto
  • 1°Conselho Deliberativo   Alan Kuriaki
  • 2°Conselho Deliberativo Lisandro Telles Camargo
  • 3°Conselho Deliberativo  Vilson Turra
  • 1°Conselho de Ética e Disciplina  Célio Ribas
  • 2°Conselho de Ética e Disciplina   Pedro Vieira
  • 3°Conselho de Ética e Disciplina  Fernando Aparecido Gomes da Silva