Acontece hoje (05) a noite na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública para debater a implantação da Guarda Municipal, em Francisco Beltrão. A proposta foi encaminhada pelo executivo no mês de abril. Os vereadores temem gastos extras com a criação e que isso comprometa o orçamento da cidade, por isso a audiência será aberta para a população para escolher o melhor caminho.

Com início previsto para as 19 horas, o debate vai reunir autoridades e população em geral. No sábado pela manhã (03), o Vereador José Carlos Kniphoff (PDT) que preside o Conselho de Orçamento e Finanças, esteve na Rádio Onda Sul FM. Ele explicou porque propôs a realização da audiência para que a população participe dos debates.

“Não sou contra a criação. A gente tem que refletir muito, por isso estamos convocando essa Audiência Pública, também para ouvir a opinião da população. Precisamos nos preocupar de onde sairá esse dinheiro, e essa é minha responsabilidade no momento”. Destaca Kniphoff.

Nas últimas semanas o Vereador Kniphoff junto com demais colegas do legislativo, visitaram outros municípios do estado, onde a guarda existe. Dentre os municípios visitados Foz do Iguaçu, Cascavel e por telefone, a pesquisa envolveu a cidade de Irati.

A proposta do prefeito Cleber Fontana (PSDB) é assemelha a estrutura existente no município de Irati, no sul do Estado. A cidade conta que 35 Guardas, que se revezam em escalas de quatro por um período de 24 horas. A estrutura dispõe de quatro viaturas e não são usadas armas de fogo. Por enquanto apenas armas de choque estão à disposição, mas já há um projeto em andamento para equipar a equipe com armas de fogo.