Durante a sessão da câmara desta segunda-feira (26), em Palmas, foi aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei( 24/2019) do Poder Legislativo, que declara de Utilidade Pública Municipal o Conselho de Segurança de Palmas – CONSEG. O projeto tem como intuito beneficiar o órgão em repasses de verbas públicas para manutenção e auxílio a instituições de segurança do município.

Para o presidente do CONSEG, Amazonas Fonseca Neto, a situação é preocupante. Atualmente na 2ª Companhia de Polícia Militar, que  abrange cinco municípios da região Sudoeste (Palmas(sede), Pelotões de Clevelândia e Mangueirinha, e os Destacamentos de Coronel Domingos Soares e Mariópolis, com extensão territorial de 5.123,586 km2, conta com aproximadamente 45 policiais, sendo que deveriam estar presentes mais de cem.

Outra demanda é sobre a manutenção da frota da polícia militar, pois várias viaturas estão paradas no pátio para não perderem a garantia aguardando que Governo do Estado contrate uma empresa que faça as revisões e manutenções.

Explicou que a partir do momento da aprovação do PL pela câmara e sancão pelo Executivo, deverá ser feita uma licitação para que as manutenções sejam realizadas em Palmas. “Nós estaremos informando mensalmente o CONSEG do Paraná para prestar contas ao Ministério Público, e com essas verbas destinadas, estaremos desenvolvendo um trabalho mais ágil de suporte e atendimento as Policias Militar, Civil e Bombeiros”. Destacou que atualmente o Conseg conta com apoio de empresários, comércios e entidades, que promovem doações.

“Se aprovado, o Conselho terá mais condições de suprir as necessidades do dia-dia dos setores de segurança. Mesmo com a aprovação, o estado não deixará de ter suas responsabilidades diante das instituições, disse Amazonas Fonseca Neto.