Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Segunda fase da Operação ‘Xeque Mate’ cumpre nove mandados em Francisco Beltrão

Duas pessoas foram presas

PolíciaSegurança

por Deise Bach

Imagem do WhatsApp de 2024-06-21 à(s) 10.33.10_4441c34b
Foto: PCPR/Divulgação RBJ
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Segunda fase da Operação 'Xeque Mate' cumpre nove mandados em Francisco Beltrão — Foto: PCPR/Divulgação RBJ
Foto: PCPR/Divulgação RBJ

Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil do Paraná deflagrou a segunda fase da “Operação Xeque Mate”, sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliar e 2 mandados de prisão preventiva, na cidade de Francisco Beltrão.

A ação contou com efetivo de 35 Policiais Civis da 19ª SDP de Francisco Beltrão, Delegacia de Salto do Lontra, Delegacia de Ampére, Delegacia de Capanema, Delegacia de Dois Vizinhos, Núcleo de Operações com Cães do DENARC e Militares do 21º BPM.

Além das duas prisões preventivas efetivadas, houve a apreensão de pequenas quantidades de maconha e balança de precisão. Também a apreensão de celulares e outros elementos que possibilitarão o aprofundamento ainda maior da investigação em tela.

Entenda o caso

No dia 17 de outubro de 2023, policiais militares realizaram a abordagem a um veículo VW/Gol, com dois homens e uma adolescente, na cidade de Nova Prata do Iguaçu. Em revista veicular, foi localizado 147kg de maconha. Encaminhada a situação à Polícia Civil, houve a confecção do respectivo auto de prisão em flagrante em relação aos dois homens, e o procedimento específico em relação à adolescente.

Em investigação conjunta das Delegacias de Salto do Lontra, Dois Vizinhos e da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, foi verificado uma série de conexões com terceiros e indícios para a venda de drogas (maconha, cocaína e crack), além de menções e símbolo referentes a uma facção criminosa. A atuação ocorria não só na região sudoeste, mas também em outras cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, indicando a suposta participação de outras 18 pessoas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Segunda fase da Operação 'Xeque Mate' cumpre nove mandados em Francisco Beltrão — Foto: PCPR/Divulgação RBJ
Foto: PCPR/Divulgação RBJ

Dos alvos, foi possível verificar que diversos já possuíam passagens policiais e outros inclusive estavam detidos em unidades prisionais em Francisco Beltrão e Pitanga.

Houve a deflagração da primeira fase da “Operação Xeque Mate” em 19 de dezembro de 2023, oportunidade em que foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliar em Francisco Beltrão, além de outras quatro determinações para buscas pessoais e vistorias nos alvos que se encontravam detidos nas unidades do Departamento de Polícia Penal em Francisco Beltrão e Pitanga.

Na primeira fase, houve a formalização de duas prisões em flagrante e de outros dois termos circunstanciados, decorrentes das apreensões de porções de maconha, crack, munições de calibre .22, .38 e 9mm. Também houve a apreensão de elementos que possibilitaram, no decorrer do primeiro semestre de 2024, o avanço da investigação e a identificação de outros cinco suspeitos de participação no tráfico de drogas e em negociações de vendas de armas de fogo.

O Delegado de Salto do Lontra, Dr. André Mendes, fez nova representação que resultou nos nove mandados judiciais que foram cumpridos na data de hoje e resultaram em duas prisões preventivas e outros dois termos circunstanciados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade