Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de abril de 2021
Rádios

Seguem obras da PCH Foz do Estrela em Coronel Domingos Soares

Economia

por Guilherme Zimermann

pch
Publicidade

Com previsão de inicio das operações em fevereiro de 2022, a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Foz do Estrela segue com sua construção à todo vapor em Coronel Domingos Soares.

O empreendimento, no leito do Rio Iratim, pertence à Brookfield Energia Renovável, através da subsidiária São Luiz Energética. A PCH 29,5 MW (Megawatts) de capacidade instalada e duas unidades geradoras. Através de uma coletânea de fotos, produzida pelo canal TV Jukebox, é possível acompanhar parte do andamento das obras.

Para a integração da usina ao sistema de transmissão de energia elétrica será construída a Linha de Transmissão de 138kv com cerca de 50 km de extensão que ligará a subestação da PCH Foz do Estrela até a subestação de Palmas.

O projeto da PCH tramita na Agência Nacional de Energia Elétrica desde 2002. Em abril de 2014 foi realizada a Audiência Pública, onde foram apresentados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental. Conforme o projeto, a barragem para formação do reservatório terá 292 metros de extensão entre as margens do rio e 46 metros de altura máxima. O lago da PCH Foz do Estrela terá 181 hectares de área, sendo que 47 hectares representam o leito natural do rio. A área inundada será de 134 hectares.

Publicidade
Publicidade
Publicidade