Secretário afirma que podem ocorrer novas restrições após registro de 1º óbito por Covid em Palmas
Cotidiano

O secretário de saúde de Palmas, Flavio Silva Posseti, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (21), se pronunciou sobre o registro do primeiro óbito por Covid-19 no município.
Lamentando o fato, destacou que o registro ocorreu há mais de 150 dias da primeira confirmação de coronavírus no município. A vítima era uma idosa, de 67 anos, que já apresentava quadro de diabetes, o que agravou o caso.
De acordo com a declaração de óbito, a paciente apresentou insuficiência respiratória aguda, edema agudo de pulmão, síndrome respiratória aguda grave, Covid-19 e diabetes.
Sobre o acompanhamento do caso por parte do setor de saúde, explicou que a paciente foi monitorada diariamente até o seu internamento, quando então passou a ser atendida pela rede hospitalar. Segundo o secretário, a partir de agora, o Comitê Gestor Operacional (CGO) atuará na investigação e levantamentos da forma como a paciente pode ter contraído a doença.
Casos ativos no município
Informou Posseti que, nesta sexta-feira (21), Palmas registra quatro pacientes internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), todos com idades acima ou próximas de 60 anos. Além disso, apresentam comorbidades. “Esse quadro tem se tornado comum. A ocorrência de quadros mais graves é condicionada à maior taxa de contaminação. Se a população não botar a mão na consciência e cumprir as determinações em vigor, nós vamos seguir registrando casos graves”, alertou o secretário.
Possibilidade de novas medidas restritivas
Com o registro do primeiro óbito, o trabalho do setor de saúde deve sofrer alterações, diante da dinamicidade do processo epidêmico. De acordo com o gestor, o CGO passará a avaliar quais condições foram determinantes para que o município registrasse a morte, para prever situações semelhantes. “Então, se nós estávamos nos encaminhando para flexibilizações, neste momento vamos parar e avaliar o cenário, podendo até mesmo, impor restrições”, considerou. Ouça a entrevista completa no player abaixo:
No final da manhã, o CGO publicou novo boletim epidemiológico, informando 116 casos de coronavírus. Segundo o órgão, 99 pacientes já se recuperaram, enquanto 16 seguem isolados. No boletim é informado também o óbito registrado. O setor monitora 72 pacientes com sintomas gripais e aguarda os resultados de exames de outras 37 pessoas.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Secretário afirma que podem ocorrer novas restrições após registro de 1º óbito por Covid em Palmas](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2020/08/WhatsApp-Image-2020-08-21-at-12.03.28.jpeg)