Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Secretaria de Saúde de Palmas alerta para aumento em casos de Covid-19

Boletim desta quinta-feira (18) informa quatro novas confirmações.

Saúde

por Guilherme Zimermann

chart-5222760_1920
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Palmas alerta a população para os cuidados com a Covid-19, após o município voltar a registrar novos casos da doença. Boletim desta quinta-feira (18) informa quatro novas confirmações.

[Grupo RBJ de Comunicação] Secretaria de Saúde de Palmas alerta para aumento em casos de Covid-19

O secretário municipal, Rafael Barboza, destaca que já para o boletim de sexta-feira (19), Palmas deve chegar a 10 pacientes com o vírus ativo. A última vez que o município chegou a 10 casos ativos foi em 22 de setembro. Desde então, os números sempre ficaram abaixo.

Considera o secretário que essa elevação de casos se deve à flexibilização de medidas restritivas, o que leva ao relaxamento de parte da população com o uso de máscara, nas viagens e nas aglomerações. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Reforçou o pedido para que a população mantenha o uso da máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento social. Além disso, o setor da saúde orienta as pessoas que estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid em atraso, que procurem os pontos de vacinação.

Os pais e responsáveis por adolescentes com mais de 12 anos também são chamados a levar os filhos para receber a 1ª dose da vacina, visto que 1,4 mil adolescentes ainda não foram tomar o imunizante.

Pontua Barboza que a Secretaria ainda não considera a adoção de medidas mais restritivas, mas pondera que a flexibilização deve ocorrer de forma consciente, com apoio de toda a população. “A Covid-19 ainda não está controlada e a prova disso são esses novos casos que começam a ser registrados”, ressalta.

Sobre esses casos, o secretário informa que dois tratam-se de pessoas que viajaram para outras cidades, enquanto que os outros foram de pessoas que estiveram em reuniões familiares e eventos com aglomeração.

Publicidade
Publicidade

No inicio desta semana, o Governo do Paraná informou que não renovará decretos com medidas restritivas, liberando 100% de ocupação em estabelecimentos e eventos. No entanto, os municípios possuem autonomia para adotar mais restrições.

A prefeitura de Palmas publicou decreto na terça-feira (16), limitando ainda a ocupação de pessoas em eventos. O secretário informou que essa limitação deverá ser mantida, com a exigência do cumprimento de protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária para a promoção de eventos.

Na última terça-feira, o Ministério da Saúde informou que abrirá a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço para toda a população adulta, com intervalo de cinco meses para quem recebeu a 2ª dose ou dose única.

O secretário de saúde de Palmas informou que nem a Secretaria de Estado, tampouco as secretarias municipais, receberam informações oficiais, nem mesmo doses do imunizante para esta nova etapa da campanha. Por isso, neste momento, a 3ª dose segue sendo aplicada apenas em idosos, pacientes imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Publicidade