Em uma semana 31% do público alvo já recebeu a vacina contra a gripe em Palmas, sul do Paraná. A campanha vai até o dia 20 de maio quando deverão ser vacinadas aproximadamente 12 mil pessoas no município.  A avaliação é de que o intenso frio desde a última quarta-feira tenha influenciado na procura pela vacina.

As doses começaram a ser aplicadas no dia 25 de abril e no último sábado ocorreu o Dia D. Conforme dados do Setor de Imunização já foram aplicadas até esta segunda-feira 2.962 doses. Informou a responsável, Daiane Muller, que além das unidades central e nos bairros, durante toda esta semana as pessoas podem procurar o quiosque na Praça Central. Destacou que é importante que as pessoas compareçam aos locais o quanto antes para tomar a vacina, pois todas as nossas equipes estão mobilizadas para o serviço.

O município já recebeu 60% das doses previstas, o  suficiente no momento para atender a demanda. A meta do Ministério da Saúde é vacinar em 80% do público alvo,ou seja, 9.760 pessoas em Palmas. O governo do Paraná pretende atingir uma meta entre 90 e 95% das ressoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas de saúde, população indígena e privados de liberdade.

A vacina é  eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única. Já para crianças, é preciso completar o esquema vacinal de duas doses para que o imunobiológico conceda a proteção desejada.