As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes prosseguem até o dia 30 de outubro. Em Francisco Beltrão, até o momento, a vacinação contra a paralisia infantil atingiu 50% da meta. De um total de 4.489 crianças de 1 a 4 anos de idade que estão aptas para receber a imunização, 2.248 foram vacinadas até agora, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (22) pela secretaria municipal de Saúde.

A dificuldade de atingir a meta está sendo verificada em todo o Brasil. De acordo com a enfermeira Katia Schmidt, do setor de vigilância em saúde da secretaria, “os pais devem procurar uma unidade de saúde com os filhos, pois a imunização é de fundamental importância”. A vacina contra a pólio é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. As vacinas estão disponíveis em todas as 25 unidades de saúde do município, com atendimento de segunda a sexta-feira no horário 07h30hs às 11h30hs e das 13h00 às 17h00.

A multivacinação tem como público alvo as crianças e adolescentes menores de 15 anos. São ofertadas as vacinas do calendário básico de vacinação visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. As vacinas são direcionadas para quem está com a caderneta de vacinação em atraso. Por isso é importante comparecer na unidade de saúde com a carteirinha para que os profissionais verifiquem quais são necessárias.

A campanha de multivacinação oferta as vacinas BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarréia; pneumocócica 10, contra a pneumonia meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B e ainda contra a febre amarela.

Assessoria