As vacinas contra o HPV (Papiloma vírus humano) já estão disponíveis nas unidades de saúde de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. Todas as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos, além de jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids, devem ser imunizados contra a doença.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Catia Schmitz, “a vacina está disponível nas unidades de saúde. Iniciamos a vacinação na primeira quinzena de janeiro. Então todos que estiverem na faixa etária devem comparecer na unidade de saúde e levar a carteira de vacinação”.

A orientação para tomar a vacina é que seja antes de ter uma vida sexual ativa. “O HPV é uma doença sexualmente transmissível, uma doença séria que atinge os órgãos sexuais. A vacina é quadrivalente, ela protege contra os quatro principais tipos de câncer que mais ataca”. Frisa Catia.

Desde janeiro a procura pela vacina tem sido grande, principalmente pelos meninos que passaram a receber a vacina neste ano.

A vacina é aplicada em duas etapas, “os adolescentes têm que fazer a primeira dose, depois de seis meses a segunda dose. Só está imune quem tiver as duas doses da vacina”.