Com objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, a administração municipal de Chopinzinho, no Sudoeste do Estado, está investindo na recuperação de postos de saúde em comunidade do interior. Neste sábado (27) foram reinauguradas as unidades básicas de saúde (UBS) das comunidades de Santa Maria e Mato Branco. O primeiro ato aconteceu no período da manhã na comunidade Santa Maria.

As solenidades contaram com a presença de moradores das comunidades contempladas, vereadores, profissionais do setor de saúde, do prefeito Álvaro Scolaro, do representante do Chefe da Casal Guto Silva, Ronaldo da Silva, bem como esteve presente o chefe da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Anderson Carlos Nezello.

  • Compartilhe no Facebook

Na comunidade de Linha Santa Maria, solenidade contou com a presença de autoridades e moradores. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

De acordo com o prefeito Álvaro Scolaro, a revitalização tem fundamental importância por conta da necessidade dos moradores das duas comunidades que ficam distante do perímetro urbano. Também havia sido verificado que as condições das unidades não estavam de acordo com o que a administração quer oferecer à população, em termos de qualidade, acolhimento e um bom serviço público. “Resolvemos investir nessas duas unidades, assim como já fizemos na Invernadinha e também de Gramados que nos próximos dias estaremos entregando à comunidade”, disse.

O chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nezello, enalteceu a iniciativa da administração municipal de Chopinzinho. Segundo ele, a centralização do atendimento na Unidade de Saúde Central seria uma irresponsabilidade, por isso está de parabéns a administração pela iniciativa de reestruturar as UBS. “Num município como Chopinzinho, centraliza todo o atendimento seria até uma irresponsabilidade, pois você estaria fazendo pessoas se deslocarem 30, 40 ou até mais de 50 Km para ter atendimento, o que acabaria dificultando muito o acesso aos serviços de saúde, é muito distante, uma pessoa com problemas físicos então sofreria ainda mais”, frisou.

A restruturação das UBS (Unidades Básicas de Saúde) tranquilizou os moradores das comunidades contempladas. De acordo com o representante da Associação de Moradores da Linha Santa Maria, Antônio Marcos Alexandre, as mais de 30 famílias que residem no local estavam preocupadas com o boato que a unidade seria fechada. Porém, com a reforma os usuários estão tranquilos. “Pessoal já tava comentando que ia sair a unidade daqui né, e os principais moradores que precisam do posto são aqueles mais humildes, alguns até nem possuem carro pra se deslocar e seriam os mais prejudicados, então a gente agradece o prefeito e sua equipe pela reforma”, afirmou.

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Vilmarize Buffon, as equipes da secretaria estarão atendendo nas UBS uma vez por semana, conforme cronograma já estabelecido. “Aqui na Santa Maria o atendimento começa já na quinta-feira, dia 1º, com médico e enfermeiros, inclusive agora no mês de agosto será feita coleta de sangue dos homens para exames relacionados a campanha Agosto Azul. No Mato Branco os atendimento são as quartas-feiras durante o dia todo, com médico, enfermeiros e ainda com o serviço odontológico”, lembrou.