A União dos Autistas de Palmas e Região (UAPAR), recebeu do executivo palmense na tarde de terça-feira (18), concessão de um terreno para construção da Clínica Escola para atendimento de autistas. Com um mês de atividades, a UAPAR movimentou o poder público e a sociedade. Na segunda-feira durante a sessão câmara, foi aprovado a Lei 01/2020, que institui no município a semana de conscientização do autismo e o dia do Autista, dia (02) de abril.

Segundo o presidente da UAPAR, Rafael Piana, o local onde será o terreno irá ser avaliado pela diretoria da associação e profissionais da área da saúde, devido a uma série de ressalvas que devem ser levadas em consideração por conta da deficiência de quem tem o autismo. O barulho e movimentação em excesso podem agravar a sensibilidade da pessoa autista. A associação também está contando com direcionamento do grupo de apoio a pais e profissionais em Defesa dos Autistas, REUNIDA, que tem como fundadora, Berenice Piana, autora da Lei Federal 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A construção da Clínica Escola deverá se dar através da iniciativa público privada, e contará com atendimentos realizados por profissionais e especialistas do quadro da saúde do município. Conforme o Prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou, a clínica deverá receber demandas do da região sudoeste e outras regiões, por ser a primeira a se especializar para atendimentos a pessoas que sofrem com o autismo.