Na última semana moradores do interior de Flor da Serra do Sul, encontraram um inseto barbeiro, bastante conhecido por transmitir a Doença de Chagas, considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A notícia surpreendeu os moradores da região, causando preocupação a cerca de uma possível proliferação do inseto e da doença.

A Chefe da 8ª Regional de Saúde, Maria Isabel, destaca que técnicos já estiveram no local, “foram constatadas comunidades rurais onde era possível verificar a presença do inseto. Nas visitas em todos os postos da área rural, não foram encontrados outros espécime desse vetor”.

O inseto encontrado foi encaminhado para investigação e o resultado foi positivo, “realmente é um barbeiro, inseto que transmite a doença, porém, ele não estava contaminado”. Após a investigação foi concluído que não existe nenhum risco da proliferação do inseto, isso porque esse foi o único em espécime encontrado.

Maria Isabel, destaca, “é importante frisar que não existe risco de proliferação desse inseto, e dessa forma não existe risco relacionado a Doença de Chagas na região”.

Confira a entrevista: