A sequência de feriados, tem atrapalhado a doação de sangue. Muitas pessoas aproveitam o momento para viajar, fazer festa. Nesse período aumenta o número de acidentes e também, o de pessoas que precisam de doação sanguínea.

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão pede a colaboração da população para doar sangue, principalmente quem tem tipagem negativa. Segundo comenta o Diretor do Hemonúcleo, Juliano Benvenuto. “Estamos com estoque baixo do tipo B, tem faltado também as plaquetas, as quais tem validade muito curta. Os tipos negativos são os mais utilizados, tivemos uma sorte que não tivemos uma utilização tão alta nesses feriados. Mas a preocupação é com relação a falta de plaquetas, por isso precisamos de doadores regularmente”.

Além de contar com a colaboração dos doadores pontuais, a entidade busca incentivar para que mais pessoas engajem a causa, e se tornem doadores constantes.

“O horário de atendimento é normal, das 08h às 11h30 e das 13 horas até às 16h30. A gente não tem previsão de alteração do horário em termo de funcionamento”. Frisa Benvenuto.