Durante este mês celebra-se o “Agosto Dourado” – mês de incentivo ao Aleitamento Materno. O tema mundial da campanha 2019 é “empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro”. Em consonância com essas ações, o município de Francisco Beltrão – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – realiza pelo segundo ano consecutivo a campanha municipal de Aleitamento Materno “Amamentar e proteger”, que ressalta a importância da rede de apoio para que as mamães consigam amamentar seus bebês.

  • Compartilhe no Facebook

Neste ano, 42 famílias foram fotografadas simbolizando a importância de apoiar as mulheres que desejam amamentar seus filhos. As fotos estão disponíveis para votação pública na página da campanha até as 12h00 do dia 09 de agosto . Todos podem acessar o site e votar em duas categorias: mães que amamentam seus bebês de forma exclusiva (até o sexto mês de vida) e aquelas que continuam amamentando seus filhos até dois anos ou mais, além de oferecer outros alimentos, como é preconizado pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde.

Segundo a Fonoaudióloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Aline Schmatz, coordenadora da campanha, a amamentação traz benefícios tanto para a mãe, bebê, família e sociedade (como prevenção de doenças, desenvolvimento do vínculo afetivo familiar, redução dos custos para a família em decorrência do uso de leites artificiais e para o sistema de saúde pelo maior número de internações hospitalares e uso de medicamentos em crianças não amamentadas, além do aspecto de sustentabilidade do leite materno pela menor produção de lixo, quando comparado às famílias que precisam utilizar leites em pó). “Porém, apesar desses benefícios serem amplamente difundidos, o que observamos na prática são índices de amamentação muito abaixo dos recomendáveis. Nesse sentido, essas ações de promoção do aleitamento materno trazem à tona discussões sobre as dificuldades que as mães e bebês encontram para estabelecer e dar continuidade à amamentação, e a necessidade de toda a sociedade estar preparada para auxiliar nesse processo. A amamentação é a estratégia mais barata e eficaz de proteção da saúde para toda a sociedade, e não podemos deixar que as dificuldades que essas famílias enfrentam passem despercebidas”. Destaca, Aline.

A divulgação dos ganhadores e encerramento da campanha ocorrerá no dia 09 de agosto, às 15h00, na câmara municipal de vereadores. As duas duplas de mães e bebês que receberem maior votação pelo público, como as que melhor representam o tema da campanha, irão ganhar um ensaio fotográfico, além dos prêmios de participação.

Confira a entrevista na íntegra: