Tem inicio nesta quarta-feira (10), a campanha de vacinação contra a gripe em Palmas, Sul do Paraná. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 13,1 mil palmenses devem ser imunizados durante a campanha, que segue até o dia 31 de maio.

A responsável pelo setor de imunização da Secretaria, Luciane Conrad, explica que até o dia 19 de abril, a prioridade são as gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos e onze meses, além de puérperas (mães de recém-nascidos de até 45 dias) e povos indígenas.

A partir do dia 22 de abril, passam a ser vacinados todos os demais grupos do público prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde: Pessoas maiores de 60 anos; Profissionais da saúde; Pessoas com doenças crônicas; População indígena; Pessoas privadas de liberdade; Professores da rede pública e privada; Trabalhadores do sistema prisional; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Ela lembra que todas as unidades de saúde do município terão as vacinas disponíveis, não sendo necessário o deslocamento até o posto central de saúde.

Apesar da vacina, Conrad faz algumas orientações para a prevenção da doença, como evitar tocar a boca e o nariz; lavar as mãos com água e sabão; manter ambientes arejados; e evitar permanecer por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.