O Rotary Internacional, 15ª Companhia de Engenharia de Combate e Secretaria de Saúde de Palmas, Sul do Paraná, realizam na próxima sexta-feira (26), na Praça Bom Jesus, a campanha Hepatite Zero, iniciativa mundial que tem como objetivo promover a erradicação da doença.

Na oportunidade, serão serão disponibilizados testes rápidos para detecção de Hepatite C, Hepatite B, Sífilis e HIV. Os testes são gratuitos e podem ser feitos por qualquer pessoa.

No Mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus da Hepatite B e C e apenas 5% dos casos são diagnosticados. Na maioria dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas e é uma das doenças que mais mata no mundo, pois quando o portador só percebe os sintomas quando o fígado encontra-se extremamente debilitado.

São orientados à fazer o teste para Hepatite, pessoas com mais de 40 anos, familiares de portadores da doença, profissionais que trabalham com animais como porcos, ovelhas e cabras, toxicodependentes e portadores de doenças hepáticas crônicas.

Atualmente, cerca de 30 pacientes passam por tratamento periódico contra hepatite, além de casos que estão em acompanhamento e outros que acabaram abandonando o tratamento.