Fundada no dia 06 de julho de 2016, a Rede Feminina de Combate ao Câncer(RFFC) de Palmas, Sul do Paraná,  conta com 40 voluntárias. Em sua sede, no andar superior do terminal rodoviário, oferecem oficinas artesanatos, bazares e conversas em grupos sobre a prevenção do Câncer.

A RFCC realiza atendimentos a mulheres, homens, crianças e dá suporte as famílias. Através do grupo de visitas periódicas, as integrantes buscam  contato com o paciente para saber se aceita ser auxiliado. Após a conversa com família, diagnosticam as necessidades e realizam os encaminhamentos necessários.

Uma das grandes conquistas pela RFCC, é o convenio com o Hospital Santa Pelizzari para realização de mamografia. Com isso, irá custear duzentos exames mamográficos, conforme triagem realizada pela clínica da mulher do município. Caso apresentem anormalidade, as mulheres serão encaminhadas para os demais exames.  Para o público masculino,  em parceria com o laboratório ALDES, serão realizados exames de PSA, que permitem detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras doenças do público masculino, com mais de 40 anos.A instituição ainda conseguiu através de várias doações de cabelos, o banco de perucas.

“A primeira coisa que precisa é alimentar no paciente em tratamento de câncer, sua autoestima, quem precisar temos aqui vários modelos de perucas para empréstimo”, disse a presidente da rede, Marli Hilário.

Para se tornar uma voluntaria ou voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Palmas, basta se dirigir a Sede da Rede, atendimentos segunda e quinta-feira, das 14h às 17h.

Foto: Foto Marchi