O setor de endemias da Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão confirmou ontem o segundo caso de dengue autóctone no município em 2014. Este é o terceiro caso registrado no ano no Sudoeste. O outro, importado, aconteceu em Santa Izabel D’Oeste. No Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypit (Lira), concluído na última semana, Beltrão foi considerado de “risco médio” de infestação do mosquito da dengue.

O segundo caso positivo da doença em Beltrão foi registrado em morador do Rio 14, no interior. No entanto, segundo o coordenador do setor de combate a endemias, Claudionei Roessler, o agricultor pode ter contraído o vírus no perímetro urbano enquanto entregava seus produtos panificados. O primeiro caso positivo foi registrado em morador do bairro Industrial e o último caso foi de um morador da comunidade Rio 14.

Nesse mesmo período no ano passado, 210 casos já haviam sido notificados, dos quais quatro foram confirmados como autóctones e sete importados. Em 2014, foram 60 notificações com dois casos confirmados em Beltrão.