Recursos para a Saúde foram liberados pelo Governo do Estado através do programa Mãe Paranaense para melhorar o atendimento às gestantes e reduzir a mortalidade materno infantil em Francisco Beltrão. A oficialização do repasse ao Município aconteceu na tarde desta quinta-feira, no gabinete da Prefeitura.
 
Os recursos complementarão o valor pago por parto no Hospital São Francisco, que será elevado de R$ 270 (tabela do SUS) para R$ 443 para atendimentos de risco intermediário. O dinheiro repassado será utilizado na melhoria da infraestrutura, pagamento de profissionais e de exames, melhorando o atendimento às gestantes.
 
A secretária Municipal de Saúde, Rose Mari Guarda, afirmou que somente com melhorias na rede de atendimento às gestantes é possível reduzir os índices de mortalidade maternoifantil. “Essa é das maiores preocupações dos gestores, pois apesar de sermos primeiro mundo em vários aspectos, temos, historicamente, índices de submundo, como o de mortalidade infantil”, disse.
 
O programa Mãe Paranaense já reduziu em 40% os óbitos maternos e é executado em vários municípios do estado. Além do prefeito Antonio Cantelmo Neto, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, a diretora administrativa do São Francisco, Roseli Newton, a vereadora Elenir Maciel e representantes do Hospital Regional acompanharam o repasse dos recursos.