Com um jeito acolhedor e divertido os idosos de Marmeleiro participam de ações bem diversificadas: palestras, orientações, música, brincadeiras e muita diversão.  É com essa proposta, de oferecer qualidade de vida as pessoas idosas que surgiu, em 2016, o Projeto “VELHO AMIGO”, após algumas adaptações a partir do projeto “Idoso em movimento”, que já existia nos anos anteriores no município.

Atualmente, esta disponível a todos os idosos do município e chega a atender aproximadamente 500 idosos em alguns momentos do ano, de acordo com o calendário de atividades que é proposto. Durante as atividades do “VELHO AMIGO” são realizadas ações: recreativas, informativas, de lazer, palestras, danças, rodas de debate, competições, produção de materiais, dinâmicas, cantos, contação de historias, brincadeiras, jogos, entre outras.

A coordenadora do Cras, Dangrei Lourdes Dalla Corte, avalia que “o trabalho é muito importante porque fortalece todas as nossas ações de inclusão com a pessoa idosa, com o objetivo de promover momentos de lazer para os grupos de melhor idade do município, visando à preservação da cultura e integração”.

De acordo com a Diretora de Assistência Social, Celia de Oliveira, o objetivo do projeto é “alcançarmos o maior número de idosos, proporcionando momentos de interação, lazer, motivação, informação, conscientização, esclarecimento e também promover o posicionamento e participação ativa da pessoa idosa frente a sociedade local e a comunidade que pertence”.

Os resultados já podem ser percebidos. A psicóloga, Adriana Merlin, uma das coordenadoras do projeto, observa que “as ações do Velho Amigo tem despertado sentimentos de autonomia, confiança e também percebemos que estão engajados e, cada vez mais, participativos frente as politicas para as pessoas idosas e a sociedade local, e isso é muito  positivo”.

No dia 29 de maio, por meio do Departamento de Assistência Social de Marmeleiro, o CRAS-Centro de Referencia da Assistência Social, o grupo participou de uma tarde especial com a matinê do Projeto Velho Amigo. Durante a dança, os idosos fizeram 15 minutos de alongamento e registraram a ação no Dia do Desafio do Sesc.  A Diretora de Assistência Social, Célia de Oliveira, lembrou que “foi um tempo muito divertido e especial, mais uma ação do Projeto que desenvolvemos com as pessoas idosas e isso é muito gratificante”.

E a próxima atividade dos idosos está marcada par ao dia 14 de junho, no 3º Arraiá do Projeto Velho Amigo, que será no pavilhão do bairro Passarela, com inicio ás 13h30. E neste dia, o ônibus do Departamento da Assistência Social estará á passando nos locais marcados  para buscar os idosos e levá-los até o Arraiá.

 

Da assessoria de comunicação.