O Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em alimentos (PARA), o qual Chopinzinho aderiu em 2018, terminou a fase de coleta de amostras. Foram coletadas 30 amostras da alimentação escolar para a pesquisa, de duas instituições de ensino público. O Município foi o primeiro a concluir as coletas desta etapa.

O “PARA” visa avaliar os níveis de agrotóxicos nos alimentos consumidos no Estado do Paraná, com vistas à segurança alimentar, assim evitando possíveis danos a saúde da população. Agora, as amostras serão encaminhadas ao Laboratório AgraSafety, em Piracicaba, para análise.

“Buscamos busca estar sempre alerta a situações onde a população possa estar em risco, e este programa trabalha com uma ramificação muito importante da sociedade, que são os nossos estudantes e comunidade escolar, pois a merenda é preparada para este público”, destaca a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo, que enfatiza o apoio das escolas em fornecer as amostras.

A previsão é que os resultados das coletas estejam disponíveis até dezembro. Vale lembrar que as análises tem um cunho de avaliação informativa tanto ao produtor, como ao consumidor, visando a atitude correta em relação a níveis aumentados do limite de agrotóxico nos alimentos fornecidos para a alimentação escolar.

Fonte: Assessoria de Comunicação.