Como forma de aperfeiçoar e prestar serviços que atendam as necessidades da comunidade, o departamento de saúde de Palmas, sul do Paraná, representado por três profissionais estiveram em Chapecó, Santa Catarina, conhecendo a estrutura e os serviços de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do município Catarinense.

O objetivo da visita segundo o diretor do departamento de Saúde, Mário Camargo foi obter conhecimento de como é realizado o atendimento de saúde em Chapecó, além de trocarem experiências.

Esteve em Chapecó o enfermeiro Alex Constantini, a enfermeira Silvia Dutra e Roger Moraes do departamento de Recursos Humanos. Eles foram recebidos pela Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, pelo Diretor de Atenção à Saúde, Maicon Jones Atuatti e pela Diretora de Controle, Avaliações e Auditorias, Gilvana Teresinha Mossi Schneider.

Saúde em Chapecó

Na Rede de Atenção a Saúde do município de Chapecó, os 26 Centros de Saúde contam com 48 Equipes de Saúde da Família, atingindo uma cobertura de 87% da população.  Ainda os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados pelo Pronto Atendimento 24 horas da Efapi, a UPA, prontos socorros do Hospital Regional do Oeste e o Hospital da Criança. Também a Clínica do Homem, a Clínica da Mulher e o Ambulatório do Idoso, que atuam no atendimento especifico para cada público e funcionam como retaguarda do atendimento na Atenção Básica, assim como atua Centro de Especialidades Médicas, com 25 especialidades.

Todos os serviços contam com suporte de assistência laboratorial, farmacêutica e exames de imagem. A Rede de Saúde Mental conta com um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, um Centro de Atenção Psicossocial para infância e adolescência – CAPSi II, um Centro de Atenção Psicossocial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas – CAPS AD III 24 horas e uma Unidade de Acolhimento Adulto – Tem como objetivo oferecer acolhimento voluntário para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar.

A Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, assinala que os investimentos realizados em Chapecó refletem em importantes conquistas para a população chapecoense bem como o reconhecimento nacional de Chapecó. Uma prova disto é o destaque como a Melhor Atenção Básica de Santa Catarina, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e também pela terceira vez (2008, 2014 e 2015) a conquista do Prêmio Brasil Sorridente como Melhor Odontologia de Santa Catarina.