Diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Palmas implantou o Comitê Gestor Operativo (CGO) na Secretaria Municipal de Saúde para a definição e planejamento das ações de enfrentamento da doença.

O Comitê será composto pelo Secretário de Saúde ou representante; Coordenação do Eixo de Gestão de Vigilância em Saúde e representante da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica; Coordenação do Eixo de Gestão de Área da Atenção à Saúde; Coordenação do Eixo de Gestão da Área de Atenção a Primária a Saúde e representantes da área Médica e Enfermagem; Coordenação do Eixo de Gestão da Área de Assistência Farmacêutica.

Dentre as atribuições do CGO, estão reunir informações para diagnóstico da crise; analisar o histórico da situação epidemiológica e o desenrolar de ocorrências; planejar ações e adotar medidas para mitigar ameaças e restabelecer a normalidade da situação; realizar após tratamento das informações, boletim informativo a fim de manter a imprensa informada sobre detalhes e fatos geradores da crise.

Todos os recursos financeiros direcionados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para o enfrentamento do Coronavírus serão geridos pelo Comitê.