Em decreto assinado nesta quinta-feira (19), a prefeitura de Coronel Domingos Soares está recomendando o fechamento de estabelecimentos comerciais do município, como forma de contribuir para o controle da propagação do Coronavírus no município.

A recomendação é para os estabelecimentos, com exceção de supermercados, farmácias, comércio de combustíveis e congêneres, sejam fechados por sete dias. Caso não seja possível, orienta-se que sejam adotadas providências para proibição de aglomeração de pessoas nos ambientes comerciais, disponibilização e uso obrigatório de álcool em gel e proibição de contato físico entre as pessoas.

Ainda no decreto, fica suspensa a realização de eventos, shows e demais atividades públicas que impliquem em aglomeração de pessoas. Dentro do Plano Municipal de Contingência, estão previstas ações como isolamento domiciliar voluntário de sete dias para pessoas que retornem de viagem do exterior ou de locais em que já tenha havido confirmação de casos de COVID-19, mesmo que não apresentem sintomas. Recomenda-se ainda isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornem de viagem dos locais mencionados e que apresentem febre associada a sintomas respiratórios.

Servidores municipais que apresentarem sintomas gripais deverão se ausentar do trabalho por 14 dias, realizando teletrabalho quando possível. Visitas a pessoas recolhidas no Posto Policial e Unidades Básicas de Saúde estão suspensas. A utilização do serviço de transporte coletivo somente será autorizado em caso de extrema necessidade. A partir desta sexta-feira (20), ficam suspensas as aulas e qualquer reunião nas escolas da rede Municipal de ensino e CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil.

Outra recomendação é para que empresas de transporte intermunicipal reduzam viagens de Palmas a Coronel Domingos Soares, de três para duas, pelo período de sete dias. Às empresas do ramo de construção civil, a orientação é que realizem o controle de forma a restringir ao máximo a mobilidade e trânsito de seus funcionários.