• Compartilhe no Facebook

O primeiro passo é buscar as informações corretas, orientações dos órgãos oficiais e não se deixar levar pelas fakenews.

A Coordenação e a Assessoria Técnico-Cientifica da Pastoral da Saúde Nacional vêm acompanhando as informações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Nas últimas semanas o avanço de casos do coronavírus (COVID-19) pelo mundo foi notícia em todos os veículos de comunicações. No Brasil o número de infectados vem aumentado.

O primeiro passo é buscar as informações corretas, orientações dos órgãos oficiais e não se deixar levar pelas fakenews que se espalham pelas redes sociais. Neste momento o mais importante é manter a calma e ter bom senso. Embora estejamos vivendo uma pandemia, não há motivo para pânico.

A coordenação nacional reafirma aos Coordenadores, Agentes da Pastoral da Saúde e população em geral, especificamente no Brasil, estamos utilizando como referência os Boletins Epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde-SVS/MS. Os Boletins são divulgados periodicamente no site do Ministério da Saúde https://www.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos – que é uma publicação de caráter técnico-científico, com periodicidade mensal e semanal para os casos de monitoramento e investigação de doenças específicas sazonais.

Ele se configura como instrumento de vigilância para promover a disseminação deinformações relevantes qualificadas, com potencial para contribuir com a orientação de ações em Saúde Pública no país.  Fonte: Pastoral da Saúde/cnbb