Neste ano de 2020 foram registrados seis casos de dengue em Francisco Beltrão, conforme os números oficiais da secretaria municipal de Saúde. Ao todo foram 124 casos notificados, com 6 confirmados, 56 descartados e 62 com resultados pendentes. Dos casos confirmados, 3 são autóctones (contraídos no próprio município) e os demais importados.

De acordo com Tânia Lise, coordenadora do setor de endemias da secretaria, a cidade permanece em situação de alto risco, visto que o último levantamento apontou um índice de infestação de 5,7%.

Ela explica que os principais focos estão em locais habitados, com predominância em pratos de vasos de flores, cisternas, bebedouros, materiais recicláveis e até vasos sanitários descartados de forma irregular.

Mesmo com as atenções da comunidade voltadas para o coronavírus, ela alerta que é de suma importância continuar adotando as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor. “Nossa equipe de agentes permanece nas ruas, orientando a comunidade.

É de suma importância a colaboração de todos os beltronense para eliminarmos os criadouros”, enfatiza a coordenadora.

No período epidemiológico iniciado em agosto de 2019 até agora o Paraná registra mais de 76 mil casos de dengue, com 57 mortes em função da doença.