O Paraná recebe oficialmente nesta quarta-feira (10) os 456 médicos convocados pelos últimos editais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O evento de boas-vindas foi realizado pela Secretaria da Saúde no auditório do Guairinha, em Curitiba.

A maior parte das vagas abertas (381) foi ocupada em dezembro do ano passado, e outras 75 foram ocupadas por meio de edital de renovação publicado no mês passado, totalizando os 456 profissionais que participaram do evento. O Paraná ainda tem 30 vagas para uma segunda fase do edital, que terá convocação para o mês de setembro.

310 municípios paranaenses aderiram ao Programa Mais Médicos e a coordenação, orientação e execução de atividades é realizada por Comissão Estadual que reúne representantes do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Paraná, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e Instituição Supervisora do Ministério da Educação.

O Programa Mais Médicos para o Brasil iniciou-se em 2013, regulamentado por Portaria Interministerial. Em 2018, com o encerramento acordo entre Cuba e Brasil, 456 médicos cubanos saíram do programa no Estado do Paraná, sendo que a reposição destas vagas ocorre de forma gradativa, por meio de publicação de editais do Ministério da Saúde. Deste ciclo que se inicia oficialmente hoje, quarta-feira (10) participam médicos brasileiros formados no exterior.

O secretário da Saúde, Beto Preto, fez a abertura do evento, às 8 horas, que teve a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, prefeitos e secretários municipais.

Fonte: Paraná Portal