O Ministério da Saúde deverá repassar quase R$ 3 milhões para o município de Palmas investir em ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O repasse foi definido a partir de portaria publicada nesta semana no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, os recursos poderão ser usados para melhoria da oferta dos serviços hospitalares e de Atenção Básica por meio da aquisição de insumos e produtos, custeio de intervenções médicas, contratação de profissionais de saúde, entre outras benfeitorias na rede pública de saúde, com foco na assistência ao cidadão. O montante a ser repassado para o município será de R$ 2.980.210,00.

Para definir o valor a ser destinado para o município, o Ministério da Saúde considerou o tamanho da população e a média de recursos transferidos para atenção hospitalar e atenção básica no ano passado. A origem dos recursos são as medidas provisórias 924, 940, 947, 969 e 976, assinadas pelo presidente da República. O Ministério da Saúde não informou quando os recursos estarão à disposição do município.