O Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão realiza nesta terça-feira (04), seu encontro mensal. Na ocasião será realizada uma palestra com a Mestre, Professora e Nutricionista, Gislene Titon, sobre: “Como controlar a glicose sem deixar de comer o que gosta?”

  • Compartilhe no Facebook

(Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo dados do Ministério da Saúde o número de brasileiros com diabetes cresceu 61,8% em 10 anos. A doença atinge 8,9% da população brasileira, que pode contar com ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do núcleo, Georgine Machado Zapello, comenta que reeducar é um processo de mudança de comportamento, “onde você aprende como montar seu prato, a se controlar perante ele e suas vontades, bem como o contexto social”.

Segundo ela nenhum alimento é proibido, porém é necessário haver um controle, fato que será abordado no encontro, “ao participar da reunião, o diabético e seus familiares terão acesso a dicas e sacadas para controlar melhor seu consumo alimentar, informações que a maioria não tem”.

O grupo surgiu em Francisco Beltrão há 11 anos, motivado pelas dúvidas constantes e questionamentos, “é preciso aceitar quando se tem diabetes e essa é a parte mais difícil. Passamos por várias fases durante essa descoberta até que você tem consciência de que se você não se cuidar não vai ter uma qualidade de vida boa”, comenta Georgine.

Os encontros acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, às 19h15, na Escola Bom Pastor, próximo ao batalhão da Polícia Militar, no bairro Luther King.

Confira a entrevista: