Nesta terça-feira, dia 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data tem o objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração.

De acordo com o Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Em Palmas, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2018, 93 pessoas morreram vítimas de doenças do aparelho circulatório, que envolvem doenças hipertensivas, doenças isquêmicas do coração, doenças reumáticas crônicas do coração, doenças cardíacas-pulmonar e outras formas que afetam o coração.

Em entrevista à Rádio Club/RBJ, o médico cardiologista Christian Alberto Rocker destaca que a mortalidade por doenças cardíacas tem aumentado, com casos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) tornando-se cada vez mais comuns.

Reforçando que as doenças do coração ocupam o primeiro lugar no ranking de mortes, salienta que a prática de atividades físicas, cuidados com a alimentação e acompanhamento médico periódico são preponderantes para a prevenção de complicações cardíacas. Ouça no player abaixo: