Quatro municípios do Sudoeste do Paraná aderiram ao novo edital  do Programa Mais Médicos e solicitaram ao todo 10 profissionais para atuar na região. No estado o total chega a 61 pedidos para 169 profissionais. Constam da lista regional os municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste e São Jorge d’Oeste

A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.

As novas oportunidades poderão ser disputadas por 15.747 médicos brasileiros que se inscreveram na seleção aberta pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. Os profissionais devem indicam até este 5 de fevereiro até quatro municípios de diferentes perfis onde desejam atuar.Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios.

Caso ainda existam vagas, no dia 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em 5 de maio, para médicos estrangeiros. A cada trimestre, o Ministério da Saúde lançará edital para oferta das vagas em aberto. Os editais poderão contemplar vagas em municípios que antes não conseguiram aderir ao programa pela incapacidade instalada.