Municípios do Sul do Paraná estão se articulando para a implantação do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na região. Em reunião na última semana, os prefeitos dos municípios que integram a AMSULPAR (Associação dos Municípios Sul Paranaense) e o CISVALI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu) definiram o cronograma para o inicio dos atendimentos do SAMU regional.

De acordo com o presidente da AMSULPAR e prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, há muito tempo tem se buscado a instalação do SAMU, porém, os custos inviabilizavam a oferta do serviço. Inicialmente, os municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, São Mateus do Sul e União da Vitória, que somam, aproximadamente, 150 mil habitantes, contarão com as bases de atendimento do SAMU.

Ressalta o empenho dos municípios para a implantação, visto que os custos iniciais estão orçados em R$ 550 mil por mês. As prefeituras deverão encaminhar às Câmaras Municipais os Projetos de Leis para autorizar os municípios a integrar o consórcio, já prevendo a entrega das ambulâncias por parte do governo federal aos municípios no mês de novembro.

Ouça entrevista do presidente da Amsulpar à Rádio Club de Palmas/RBJ: