O Ministério da Saúde publicou no “Diário Oficial da União” de terça-feira (20) o edital com vagas para o programa Mais Médicos. Para a região Sudoeste do Paraná são 37 vagas abertas para substituir médicos cubanos, que estão deixando a região, após o governo de Cuba anunciar a saída do programa brasileiro. O novo edital é destinado a profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) do Brasil.

Dos 42 municípios do Sudoeste, 22 estão com vagas em aberto para receber novos médicos. Para Pato Branco são 5 vagas. Para os municípios de Ampére, Dois Vizinhos e Palmas são três vagas para cada um.

Clique na imagem abaixo para abrir o mapa de vagas no Mais Médicos para o Sudoeste do Paraná

A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro. Na segunda-feira (19), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que o presidente Michel Temer determinou que o país tenha o menor impacto possível com a saída de médicos cubanos do programa.

Os profissionais interessados devem se inscrever até as 23h59 do próximo domingo (25) através do site maismedicos.gov.br. No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação. Os médicos devem iniciar as atividades nos municípios a partir de 03 de dezembro.

Na próxima semana, um novo edital será publicado, com vagas que não foram preenchidas, e desta vez o processo de seleção será aberto também para médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior, inclusive profissionais cubanos.