Cantores, radialistas, professores, palestrantes dentre outras profissões onde a voz é o principal instrumento de trabalho, todo o cuidado é pouco para mantê-la saudável e evitar doenças. Mas se engana quem acha que somente profissionais devem cuidar da voz. Todo mundo precisa parar um pouquinho e refletir se está tendo os cuidados necessários.

Essa temática é debatida com mais intensidade todo o dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz, instituída no Brasil em 1999 e posteriormente se tornou uma data mundial em 2003. E pela primeira vez sendo comemorado o Dia Municipal da Voz em Chopinzinho, ação essa que se tornou realidade através do Projeto de Lei no 049/2015 de autoria do Vereador, Aldecir Luiz Pan.

Caroline Pan / Foto: Arquivo pessoal
  • Compartilhe no Facebook

Caroline Pan / Foto: Arquivo pessoal

Desde 2011 campanhas vêm sendo realizadas na cidade com a proposta de orientar a população e identificar problemas, antes desconhecido pela maioria, os quais podem ser indício de doenças. Segundo a Fonoaudióloga Caroline Pan, “quando a gente fez a campanha, a população não tinha a ideia do que era o fonoaudiólogo porque o município tinha recém-contratado o profissional. Eles acreditavam que esse profissional atendia crianças com troca na fala. Quando foi feita a primeira campanha de voz, o que chamou atenção de começo foi o sintoma da ronquidão. Dizer para eles que mais de 15 dias, não era normal ter uma voz rouca, os fez pensar e procurar a unidade de saúde”.

Quando o tempo de ronquidão é maior de 15 dias, o paciente deve procurar um médico, pois esse pode ser o primeiro sinal para alguma doença. “Muitos casos de crianças com ronquidão tinham problemas respiratórios relacionados, adultos tabagistas que tinham edemas na prega vocal, professoras com nódulo vocal e começou aparecer demanda para o posto de saúde”. Comenta Caroline sobre alguns problemas encontrados em pacientes durante as campanhas de voz.

Além da voz rouca por longos dias, devemos ficar atentos também com outros sintomas, “se você perceber dificuldades para engolir, de repente sente que tem uma bola na garganta ou a saliva esta pastosa e não consegue engolir, não é normal”. Por outro lado, uma das melhores alternativas para hidratar a garganta é ingerir água com frequência e em temperatura ambiente.

Neste ano, a campanha do Dia da Voz acontece na última semana de abril em Chopinzinho. O departamento de saúde estará trabalhando com aproximadamente 1 mil crianças das escolas na área urbana e do interior, “faremos uma segunda etapa do projeto do ano passado que foi desenvolvido nas escolas. Fizemos um cronograma, entramos em contato com os diretores das escolas municipais e aproximadamente 1 mil alunos vão participar das atividades junto com os professores”. Frisa Caroline.

Qualquer dúvida sobre cuidados com a voz ou aparecimento de sintomas, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima para consultar com um profissional.