Os municípios de Itapejara D´Oeste e Planalto deverão ser contemplados com Bases do SAMU. A possibilidade foi discutida durante reunião que aconteceu na sexta-feira (24) em Dois Vizinhos, com a presença do presidente do Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná), Raul Isoton, dos prefeitos de Itapejara D´oeste, Agilberto Perin; de Sulina, Paulo Horn; prefeito de Santa Izabel D´Oeste, Moacir Fiamoncini; coordenadores, médicos e assessores jurídicos do Ciruspar.

Na mesma reunião foi feita a prestação de contas da do primeiro quadrimestre de 2019 e definida a pauta da Assembleia Geral, que será realizada no dia 7 de junho em Francisco Beltrão, na Amsop. De acordo com o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isoton, quando assumiu a presidência do consórcio, o mesmo estava no vermelho e muitos municípios apresentavam inadimplência com repasses de recursos. Hoje segundo ele, o Consórcio está com superávit, o que possibilita a ampliação das bases, de dez para doze.

Apenas três municípios, de um total de 42, efetuam os pagamentos com um mês de atraso, o que representa menos de 5% do total da arrecadação mensal. Segundo Isoton, a União deveria repassar 50% das despesas, o Estado 25% e os municípios 25%, mas atualmente a União repassa 31%, o Estado 22% e os municípios arcam com 47% das despesas para a manutenção dos servidos de urgência e emergência na região Sudoeste do Paraná.

Da redação, com informações do Portal Dois Vizinhos