Doação de sangue / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Doação de sangue / Foto: Francione Pruch

Todo começo de ano é uma preocupação para os Hemonúcleos do país. Devido as festividades natalinas e de réveillon, aliado com as férias, faz o número de doadores despencarem. Em Francisco Beltrão é notório a queda, de atuais 50 a 60 doações dias, as primeiras semanas de janeiro registraram de 15 a 20 doações.

“Para a gente manter um estoque de plaquetas que tem validade de cinco dias, é preocupante essa diminuição de doadores. Caiu para 30% da capacidade normal”. Destaca a Diretora Técnica, Rosângela Silveira.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas “O Negativo” e “A negativo” está sendo solicitado com urgência. “Pedimos para as pessoas que são doadores de sangue, quem viessem antes de viajar fazer suas doações, principalmente os fatores negativos que os estoques estão bem baixo”.

O Hemonúcleo atende 27 municípios pertencentes a 8ª Regional de Saúde. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Grupo até cinco pessoas não é necessário fazer agendamento.