Devido aos baixos índices de vacinação, o Ministério da Saúde prorrogou por mais duas semanas, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A previsão inicial era de que a imunização fosse encerrada hoje (26). Até o momento, foram imunizados 63,6% de um total de 54,2 milhões de pessoas.

A campanha segue até o dia 9 de junho, com o objetivo de atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo (idosos, puérperas, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde).

Em Francisco Beltrão, a maior preocupação são as crianças e gestantes. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até quinta-feira (25), apenas 50,32% das crianças e 68,34% das gestantes foram imunizadas. Com o prazo estendido, a expectativa é atingir a meta de 90%.

Todas as unidades de saúde do município oferecem a vacina em horário normal. A unidade de Saúde da Cango tem horário diferenciado para atender principalmente os trabalhadores. O posto funciona das 7h30 até às 19h30, sem fechar ao meio dia. É importante a pessoa levar a carteirinha de vacina, para as crianças que tem vacinas em atraso será colocado em dia.

Entre as regiões do país, o Sul apresenta maior cobertura vacinal, com 76,3%, seguida das regiões Centro-Oeste (63,7%), Nordeste (62,3%); Sudeste (61,2%); e Norte (58,2%).

 

Público-alvo

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

A orientação do ministério é que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências específicas apresentem prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.