O Governo do Estado anunciou  o repasse de R$ 2,3 milhões para a aquisição dos equipamentos do novo Centro de Especialidades do Paraná, na região de Pato Branco. A unidade está em construção e deve ser inaugurada ainda neste primeiro semestre de 2014. Com o novo Centro a população da região Sudoeste terá acesso a cirurgias ambulatoriais, consultas e exames especializados em um único espaço. 

O serviço será administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conins) e  convênio, assinado pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, prevê a compra de mobiliário; aparelhos de diagnóstico, como raio x digital e ecocardiograma; equipamentos de informática; mesas cirúrgicas; cadeiras e aparelhos odontológicos, além de outros itens para a Central de Esterilização. 

Os investimentos foram anunciados durante a solenidade de implantação do programa Telessaúde na região, Nesta primeira fase, 13 municípios da 7ª Regional de Saúde participam do programa, que oferece um serviço de consultoria técnica ou segunda opinião aos profissionais das unidades básicas de saúde. Apenas Clevelândia e Mangueirinha não aderiram  ao programa.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, os equipamentos entregues no evento vão permitir que profissionais de saúde discutam casos clínicos e tirem dúvidas com especialistas das universidades.  

Também foram entregues oito veículos adquiridos pelos municípios com recursos do programa estadual VigiaSUS, de qualificação das ações de vigilância em saúde. Os municípios que compõe a 7ª Regional receberam quase R$ 1 milhão pelo programa no ano passado.