A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (29), o Boletim Epidemiológico da Dengue e mostra que mais um município do Paraná, entrou em situação de epidemia para a doença.

Em Quinta do Sol, na região de Campo Mourão, foi registrado 18 casos autóctones de dengue. Na mesma situação de epidemia estão Inajá, com 32 casos, e Santa Isabel do Ivaí, com 43. O município é declarado em situação de epidemia quando registra, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes.

A publicação aponta 819 casos confirmados no Estado, com 89 a mais que na semana anterior. Do total, 657 são casos autóctones, contraídos na cidade de residência, e quatro municípios apresentaram autoctonia pela primeira vez neste período: Santa Tereza do Oeste, Perobal, Marilena e Primeiro de Maio.

Em Francisco Beltrão, até o momento foram 316 notificações de casos de dengue. Segundo, Tania Lise – Coordenadora do Setor de Combate à Endemias, desse total, 271 casos foram descartados, 13 confirmados (6 autóctones e 7 importados) e 32 casos que estão aguardando resultados. Tania, destaca a importância da participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito. “É fundamental a participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, que se formam em locais e recipientes que acumulam água parada. Mais de 70% dos criadouros ainda estão nas residências e imóveis comerciais e é necessária a mobilização de todos para o fim destes focos”.

O Paraná registra 7.530 notificações para a dengue. O monitoramento atual começou no mês de agosto.